Search This Blog

Sunday, November 27, 2011

Ta la uma lata estendida no chao

Saida do Makro, depois de dar uma aula. Do carro a minha frente, que tambem saia do estacionamento, uma mao se estica do lado do passageiro e sorrateiramente solta uma lata de coca-cola no chao. Eu nao me aguento. Avanco e chegando ao lado do carro pergunto para o passageiro se ele nao tem lixo em casa.
- Onde ja se viu? Jogar uma lata assim no chao? Ele diz para eu ir catar. Dai eu o chamo de porco sem educacao e por falar em educacao eu perco a minha.  Vou para uma saida enquanto ele se direciona para outra e fica tudo por isso mesmo.
Sei que nao vale a pena arriscar. Voce nunca sabe quem e o motorista do carro; pode ser um louco, uma pessoa com um historico de violencia, um bandido, sei la. Nos noticiarios esta cheio de historias assim que terminam de forma tragica, com alguem sendo esfaqueado ou morto a tiros, e tudo comecou a partir de uma discussao banal.

Mas mesmo sim e triste ver isto: Um sujeito ja crescido mostrando tamanho desprezo por uma regra social tal simples, a de nao jogar lixo em lugares publicos. Por Sao Paulo e comum passar por locais e ver entulhos que foram despejados no meio da noite em locais nao muito iluminados, perto de muros, pracas, etc. Passo toda semana por uma escola publica e sempre vejo ali junto ao seu muro um monte de entulhos, moveis velhos e quebrados, residuos de construcoes, etc. E um desrespeito tao grande e eu fico sempre imaginando a cara de pau de quem faz isto, como e possivel tamanha falta de consciencia.

No comments: