Search This Blog

Wednesday, March 08, 2006

BAA (meu centezimo blog)

Ontem, depois de esperar desde setembro, foi o meu dia de testes e entrevista na BAA ( British Airport Authority) a companhia que gerencia a maioria dos aeroportos da Inglaterra ( e outros em Sydney, Boston, etc).

Eu me inscrevi para a vaga de Security Officer, ou seguranca do aeroporto, aquele trabalho de checar bagagens no Raio X, revistar pessoas, verificar documentos. Eh, eu sei, nao parece la um trabalho muito glamoroso. Mas a BAA eh uma companhia grande e de prestigio, e para mim o importante e entrar na empresa ( fazendo o que, pouco importa) e apartir do momento que voce esta la, o negocio eh trabalhar serio e ficar de olho nas oportunidades, assim voce cresce logo. Foi o que eu fiz na UPS.

Com a BAA foi interessante, pois eu achei a vaga atravez da internet e me inscrevi mandando o meu CV. Poucos dias depois ja recebi um email dizendo que infelizmente eu nao tive sucesso na minha aplicacao. Fiquei puto!!! Como nao? Trabalhei de auditor, verificando as medidas de seguranca da UPS em varios depositos, fiz cursos e me tornei trainador em Aviation Security pelo Departamento de Transporte (com direito a assinar certificados) e os cara vem me dizer que nao sou bom pra trabalhar de seguranca? Tao brincando comigo? Retornei o email pedindo para saber por que nao fui escolhido e dizendo acreditar ser capaz e qualificado para fazer o trabalho em questao. Uns dias depois recebi um telefonema deles dizendo que o problema havia sido com as minhas referencias - todas era ainda pertinentes a UPS e eu nao havia incluido nada relacionado ao periodo depois de ter deixado a empresa. Eu disse que isto nao era problema e que poderia providenciar. A partir dai me deram a oportunidade de ressubimeter a minha aplicacao, a qual foi aceita, mas infelizmente nao havia nenhuma data para entrevistas e testes marcadas e eles me informariam quando isto acontecesse.

Mas de setembro pra ca, muitas coisas mudaram. Agora eu e a Ju estamos engatilhados para ir pro Brasil e eu tenho o meu trabalho casual de motorista que da pra ir levando. Mas eu nao poderia deixar este teste passar em branco, afinal, trabalhando ou nao trabalhando para a BAA, o teste e a entrevistas sao oportunidades para voce tambem se testar e ver se esta afiado pra passar neste tipo de coisas.

O teste comecava as 8:30 da manha e era perto de Heathrow, que nao eh muito longe daqui. Eu tive uma noite super mal dormida antes deste teste, com o Adriano acordando de hora em hora e acabei saindo da cama as 5:45, planejando sair de casa as 7:00.

Cheguei no horario. O teste era em um hotel perto do aeroporto. Apos a verificacao de documentos, fomos para a introducao do dia. Fomos informados que o teste seria composto de quatro partes - se voce falhasse em qualquer estagio seria ja imediatamente avisado e poderia ir embora. Haviam acho que entre vinte ou trinta pessoas para os testes.
A primeira parte do teste era um exercicio de computador com o intuito de simular um aparelho raio X, voce tinha um desenho na parte de baixo do screen e na parte de cima ficaria passando o mesmo desenho com ou sem variacoes. Cada vez que voce percebia que o desenho era diferente voce deveria apertar uma tecla pra notificar que voce percebeu a diferenca. Isto por meia-hora.
O exercicio era cansativo e mal dormido, mais cansativo ainda. Alguns minutos depois, cinco pessoas foram chamadas e eu era uma delas. Ate ali, nao sabia, mas so nos haviamos passado no primeiro teste.

O segundo teste eram varios exercicios de escrita. Ouvimos anunciamentos, e tinhamos que escrever o que ouvimos, responder perguntas relacionadas a informacoes contidas em um boarding pass, mapas, etc. Tambem passei neste.

O terceiro teste foi 'role playing' . Este eh sempre dificil. Eu tive que assumir o papel de um funcionario de supermercado e conversar com um outro funcionario cheio de problemas e atitudes e tentar convence-lo a mudar, mesmo sem ser o seu chefe. Ate que me sai bem neste.

O quarto teste era e entrevista. Fui entrevistado por duas pessoas que me perguntaram tudo aquilo que eu achei que iriam mesmo me perguntar. Uma coisa que eu sei que eh importante eh saber algo sobre a empresa na qual voce esta tentando entrar e felizmente eu sabia algumas coisas sobre a BAA (poderia saber bem mais), mas no geral falei muito sobre minha experiencia na UPS e tudo mais.

Fui um dos tres candidatos escolhidos. Nao tenho o emprego garantido ainda por que agora eles vao verificar as minhas referencias e o meu record com a policia e tudo mais. Isto podera levar tempo pois eh um check minuncioso. Tenho tambem que fazer um exame medico. Se tudo isto demorar muito tempo, acabarei trabalhando la muito pouco, mas acho que ainda valhe a pena em termos de experiencia.

O fato de ter passado nestes testes todos tambem me faz sentir bem. E fica para mim o exemplo que nao se pode desistir facil das coisas, precisa-se insistir as vezes e nao aceitar os 'naos' que nos jogam.

Eh dificil explicar isto, mas eu adoro a atmosfera de aeroportos, especialmente Heathrow, que tem uma media de 1.700 voos por dia.

Hoje chegou a fazer 12 graus por aqui. Uma delicia - pra quem tava congelando os dedos na semana passada, 12 graus de repente parece pleno verao. choveu um monte, mas amanha eu nao trabalho na Apex e vou ficar em casa terminando o nosso quarto.

Fui

No comments: