Search This Blog

Tuesday, February 12, 2008

Primeiro dia de aula do Adriano

Hoje me senti na porta do purgatorio, ou o que imagino seria tal lugar se realmente existisse, com choros, lamentacoes e arrependimentos.

Depois da reuniao com os professores ontem, hoje foi o primeiro dia de aula do Adriano. Deixei o Luca em casa com a minha mae e parti para o que seriam duas horas de 'fun' vendo meu filho fazer novos amigos, brincar com novos brinquedos e no geral, observar praserosamente o que ele faria nestas duas horas de hoje; este periodo de adptacao que se estendera pela semana toda.

Inicialmente ele estava super excitado, dizendo no carro que gosta muito desta escola e feliz com sua mochila nova - maior que ele - nas costa. Acho que foi no tumulto do abrir o portao da escola, com todos aqueles pais excitados e criancas nervosas que ele entrou no ritmo e resolveu panicar tambem: se agarrou na minha perna e comecou a dizer que nao queria entrar. Contrario do que eu havia entendido ontem, os professores estavam barrando os pais e so deixavam entrar as criancas, ate que vendo o tumulto comecaram a ceder, mas so com os pais cujos filhos estavam aos berros. Eu nao me apressei e tentei acalmar o Nano, percebi logo que ele nao cairia na minha conversa e que eu teria que entrar com ele. No portao uma mulher me barrou dizendo que eu nao podia entrar pois meu filho estava calmo. Sem pensar muito eu disse a ela que ele nao entraria sozinho e que nao precisavam esperar ele chorar so para me deixar entrar, funcionou.

Na sala dele a professora ja esperava com alguns alunos e um deles, acompanhado da mae, montava o maior escarceu, berrando e se jogando no chao. Mais uma menina entrou chorando e isto deu mais gaz ainda ao Adriano que comecou a chorar tambem e querer colo. A professora tentou conversar com ele, mas ele nao queria nem saber e foi piorando a choradeira e a medo e me agarrando, apavorado que eu fosse embora. Nisto eu fui ficando, sentei em uma mesa proxima da dele e tentava fazer com que ele interagisse com as outras criancas, ele emburrado, baixava a cabeca e nao queria saber de nada. Tentei durante uns poucos instantes sair da sala, mas ele desatou a chorar e a professora tentava consola-lo, eu nao sabia o que fazer. A diretora da escola vendo minha angustia perguntou o que estava aconcendo, eu falei, e ela falou para eu voltar para a sala de aula para acalma-lo. Ele estava super-assustado e eu fiquei com ele no colo ate que se acalmasse.
Dai, um milagre: a professora comecou a chamar os alunos para lavar as maos para o almoco (11:30), o Adriano foi, lavou as maos sozinho e depois se deixou levar por uma das 'tias' para o salao de refeicao, ali ajudaram ele a pegar a propria comidinha (macarrao extra-cozido com sausicha) e salada (que ele recusou). Sentou-se com os amiguinhos, inclusive do lado de um menino que chorava copiosamente e comeu calminho. Eu fiquei de longe em um banco, procurando ficar fora do campo de visao dele para que nao se arrependesse e viesse correndo. A diretora novamente veio falar comigo e disse para eu me servir tambem, que era bom que os pais conhecessem o que comem os filhos na escola. Eu aceitei e comi um pouquinho, passei pelo Adriano e ele sorriu, mas era outro, estava todo feliz comendo. Depois eles tiveram melancia, que ele adora e comeu, mesmo apesar das sementinhas pretas.
Depois do almoco - ele foi um dos ultimos a terminar - ele passou correndo e sorrindo por mim de volta a sala de aula e eu pude respirar aliviado. Fiquei ali mais um pouco e depois observei ele brincando na sala com uns blocos e entao sai da escola e fiquei esperando por ele na portaria.
Fazia um calor tremendo e eu suava tentando ler um livro. Felizmente logo era hora de busca-lo. Ele estava sentadinho com a mochila nas costas, ja todo sorriso e voltamos para casa.

Hoje tambem consegui negociar transporte para o Luca. Falei com uma das outras empresas que fazem o transporte e uma mulher me pediu 45 Reais para traze-lo todos os dias. ' Faz por 40?' Ela disse logo que sim e apartir de amanha ja vem buscar o Luca. Nao entendi bem a coisa de pagar os doze meses, pois eu mencionei a ela que talvez eu nao precise mais depois e ela disse que tudo bem, eu posso cancelar e nao preciso pagar multa.

Minha sogra ligou convidando-nos para jantar na casa dela. Agora eu termino este e vou pro banho, o calor esta brabo, apesar de que bem vindo depois de tanto chuva e tempo chato.

No comments: