Search This Blog

Monday, December 26, 2005

De repente... Natal!

O Seu Natal veio este ano sem muita fanfarra ou expectativa. Dezembro parece ter chegado pela porta dos fundos, e na correria do dia a dia, no troca fralda daqui e no pinta uma parede ali, com almoco pra preparar, roupa pra lavar e poeira pairando no ar ao som de tosse de tudo o que eh lado, tempo pra meditacao e reflexao nao se teve.
Como em muitos outros anos, nossa familia sao nossos amigos e amigos como o Cirineu e o Emerson ajudam muito a preencher aquele vazio que nesta epoca se cria: Sao os tios dos meninos, meus irmaos, cunhados, e trazem consigo aqueles outros 'parentes' que a gente encontra so em ocasioes festivas, os seus amigos. Ninguem substitui ninguem, mas depois de vinte anos longe da verdadeira familia, eu aprendi a conviver com varias outras.
Nossos filhos criam pra nos novas necessidades, ou talvez melhor, fazem-nos refletir na nossa vidinha e avaliar o porque de todos os por ques que estivemos usando pra justificar a nossa permanencia por estas bandas. E eh com esta reflexao em mente que entraremos no novo ano (espero que nao doa no coitado do ano), onde sairemos sera o 'Q' da questao.
As vezes acho que a vida e a arte de viver bem eh realmente um grande misterio, um quebra-cabeca que a gente passa a vida toda tentando resolver e, infelizmente, muitos passam pra outra sem ter achado a resposta. De vez em quando ainda se acha um velhino no qual voce percebe um sorriso maroto de como quem diz "...eu sei...", estes velhinhos sao geralmente desbocados, falam besteiras em toneladas e nao vao onde nao querem ir, nao comem mais comidas que nao gostam so pra contentar alguem e ha muito ja deixaram de rir de piadas sem graca. Mas deve ter um jeito melhor de resolver este quebra-cabeca sem ter que esperar a vida toda, ja pensou: descobrir que sexo eh bom so depois quando voce ja ta com reumatismo e trombose.
De repente, a vida eh simples. E eh este o segredo. A gente passa a vida toda achando que ela eh complicada e que precisamos fazer curso disto e daquilo, ficar sem dormir e ter gastrite, fazer sacrificios monumentais, arrumar uma religiao como seguro de morte, e acumular dinheiro, muito dinheiro. Na procura desta resposta, cada um tem sua receita. Os mais chatos (que geralmente acham que sabem tudo) vao tentar lhe convencer com seus metodos - que geralmente nao estara funcionando para eles - as vezes ate bem intencionados, mas sentem um prazerzinho secreto em converter alguem.
Dai um filho acorda e o trem de pensamento se descarrilha. O escrever fica por aqui mas a reflexao continua, ao que tudo indica a vida simples que procuramos nao esta aqui, eu continuo achando a vida complicada, mas linda nao obstante. Ainda mais quando o meu filho desce a escada e me abre quele sorriso e pula em mim, abraco o seu corpo quente e ele me conta que estava dormindo com o vovo pra nao ter sonho, pra nao sonhar com o lobo brabo.
Agora ele me diz que quer brincar com os joguinhos no computador e eu teclo rapido pra dar um fim nesta estoria... que porem, continua.

Fui

No comments: