Search This Blog

Saturday, May 06, 2006

Casa no mercado

E tanta coisa acontecendo e tao pouco tempo diponivel que meu blog esta ficando todo atrasado novamente. Alem disto tenho que me acostumar com o acordar de madrugada. Eh otimo, pois nao pego transito, chego cedo em casa - geralmente la pelas duas eu ja voltei - mas a tarde fico meio tonto de sono e nao consigo dormir nem quando os meninos permitem.

Nestes ultimos dias tivemos a visita de tres agentes imobiliarios (Estate agents) fazendo a avaliacao da nossa casa. O primeiro (Gascoigne & Pees) foi o mais otimista quanto ao preco que poderemos alcancar ( £204.000), dai veio a Seymours ( o agente pelo qual compramos a casa), fazendo-se de velhos amigos e dizendo que por causa disto nos fariam uma oferta melhor, cobrando so 1.25% de comissao ( A mesma comissao da Gascoigne) mas avaliaram nossa casa em £185.000 (£19.000 a menos que a primeira agencia), disseram que poderiamos 'puxar' pra £190.000, mas com certeza receberiamos um oferta abaixo disto. O terceiro( que a Tereza deu a mao...) agente (Haart) foi o que mais gostei, eles tambem avaliaram a casa em torno dos 200 mil, porem a comissao deles era de 1.75%, que nos achamos muito alta. Nos telefonemas que se seguiram para decidirmos qual agente escolher, a Haart concordou em baixar a comissao para 1.50%, mas a Ju conversou com a Gascoigne e especulou mais sobre a avaliacao deles, lista de clientes e potencial de vender a casa e no fim resolvemos ficar com eles. Um detalhe importante eh que, aparte a Seymours, as outras duas agencias exigem um compromisso de 8 semanas, no qual nao podemos desistir da venda ou trocar de agente, para cobrir assim pelo menos as despesas que farao anunciando a casa, tel, etc. O esquema eh que se eles nao vendem a casa eles nao ganham nada, portanto o interesse e deles tambem.
Pra quem esta lendo este blog e imaginando com quantos pounds se faz uma canoa, eh importante dizer que do valor total da casa, so o deposito e a diferenca entre o preco que pagamos e quanto a casa esta valendo agora eh que retornara para nos, a maior parte do dinheiro volta para o banco, que eh o verdadeiro proprietario da nossa casa. Imagine... se eu fosse por as maos em £200.000 limpinhos, nao estaria nem aqui teclando e sim caido no chao de ressaca.

Mas nao temos descanso nao. A corrida agora eh para deixar o apartamento de Catford pronto e tentar coloca-lo no mercado o mais rapido possivel. Pois o problema esta logo ali na frente, se vendermos a casa antes, onde iremos? A ideia de pegar mudanca e voltar pro apartamento assusta um pouco e a Ju ja bateu o pe e disse que nao volta. Mas tem razao, seria trabalho demais pra muito pouco tempo. Uma possibilidade eh de ela voltar pro Brasil com os meninos enquanto eu finalizo a venda do apartamento. Nao eh ideal, mas havera coisas que teremos que fazer e na qual nao teremos muitas escolhas. O ano vai ser corrido e complicado ( esta sendo), mas estamos caminhando na direcao que queremos.

Daqui a pouco temos que sair e ir para Catford. Eu pretendo trabalhar la o dia todo e o Juarez ( pai do Emerson) vai passar la tambem para combinarmos os trabalhos que precisam ser feitos. A Ju ja encomendou uma cozinha nova na semana passada, portanto temos que desmontar e nos livrar da cozinha que esta la e comecar a arrumar as paredes. A cozinha e o banheiro eh o que nos dara mais trabalho, as paredes nao estao tao ruins assim.

No Aeroporto, esta tudo otimo. Ontem eu passei o meu NCT ( National Certification Test) que eh um certificado obrigatorio para operar as maquinas de Raio X. Minha nota foi muito boa (88%) e percebi como a partir dai comecei a ser realmente considerado parte do time.
Na ultima semana fizemos o que chamam de 'movimento vip' no qual abrimos um portao esclusivo do aeroporto que da acesso a Royal Suite, reservada para o 'creme' dos vips. Era para a chegada de um sheik dos Emirados Arabes, segundo as informacoes que recebemos, o segundo homem mais importante de la. Foram Mercedes e BMWs que nao acabava mais (12) e no fim um caminhao pra levar as bagagens do moco. Ele chegou em um daqueles Boing 747, que parou exatamente na frente de suite ( fila? controle de passaporte? ) e desceu com uma comitiva de umas vinte pessoas. Entre o abrir a porta do aviao e sair do aeroporto, o processo deve ter demorado uns dez minutos. Que mordomia ne?

No mais, estamos trabalhando quaze sozinho agora, apenas com os treinadores por ali em caso de precisarmos deles. Agora eu ja posso trabalhar no Raio do X sem supervisao. No geral eh tudo muito tranquilo e varias pessoas ja me falaram que este eh o melhor emprego que ja tiveram, com horas a fio as vezes sem ter que fazer absolutamente nada. O que nao eh a minha definicao de emprego perfeito, mas alguns postos de controles proporcionam a visao mais fantastica do aeroporto, alguns pertinho das runaways onde voce pode ficar observando a chegada e partida daqueles avioes enormes. Infelizmente, por motivos de seguranca, eu nao posso tirar fotos.

No comments: