Search This Blog

Thursday, July 28, 2005

Meninos, Gisela

Meus bichos dormem. Ouco ronco de todos os lados.

E na Terca-Feira a Juliana estava toda triste e chorando na escada com a noticia do falecimento da Toni, o Luca a viu e perguntou:
'Mamae, por que voce ta chorando? Nao fica triste nao mamae, o Luca ta aqui. E ta o Luca, o Adriano, o papai. Nao chora nao mamae.' Eu achei tao lindo. Ele ja demonstra tanta atencao e carinho com os outros.
As vezes eu fico chato com o Adriano, por que ele ta manhoso e so quer colo e entao me recuso a pega-lo um pouco e ele chora aquele rio imenso. O Luca vai la e abraca ele, e conversa e traz brinquedo. Eh o meu guri!
Logico, na maioria das vezes eh ele e o Adriano que estao brigando e dai nao tem nada de garoto bonzinho. Aquela coisa de ter dezenas de brinquedos espalhados pelo chao da sala, mas justamente aquele pedaco de carro quebrado eh o que os dois querem e da a maior choradeira independente de que mao o tal do brinquedo va parar. So pra deixar o pai louco.

E gostoso pegar o seu filho fazendo coisas que ha pouco tempo atraz eles nao se achavam capazes e portanto se recusavam ate a tentar. O Luca agora domina todos os brinquedos do parquinho e eu quase que nao tenho mais que me preocupar com ele, ja que vai e brinca com tudo sozinho. As vezes o pai coruja ainda vai la tentar levanta-lo pra subir em alguma armacao e ele se recusa dizendo que 'O Luca eh grande'.

O Adriano eh mais metido ainda. Nao sabe nem andar mas quer subir (e sobe) em quaze tudo. Da o maior frio no coracao as vezes. Sobe na minha cadeira de papai, sobe no beliche do Luca, sobe escada, sobe em quaze todos os brinquedinhos do parque, so nao naqueles em que a perninha nao alcanca, mas tenta. Quando nao consegue abre o maior berreiro, como a dizer que o brinquedo do parque nao foi bem desenhado.

Mas estou feliz com o relacionamento dos meus dois meninos e meu relacionamento com eles. Acho que depois de tres meses eu estou conseguindo acertar as medidas entre os pode e nao pode, entre os pega e os deixa chorar, me acostumando a ver a casa de perna pro ar, a ligar o computador e desligar quaze em seguida, a fazer tudo o que tenho que fazer no banheiro em meio minuto...mas muito mais eu acho que estou aprendendo a curtir os meus bichos sem me encanar demais com tudo o que tenho pra fazer ou que quero fazer. Estou aprendendo a viver o meu dia e a curti-los e chegar ao fim deste dia satisfeito e nao frustrado por nao ter conseguido fazer isto ou aquilo, por que um dia bem curtido com os meus filhos eh em si uma realizacao. Sao aquelas coisas da vida as quais a gente se acostuma e corre o risco de nao apreciar devidamente. E com a Ju feliz tambem com o emprego e o mundo la fora, acho que tenho bem pouco do que reclamar.

Ainda mais agora que descobri 'miojo' - Aqui se chama Noodles, acho que no Brasil tambem, 'miojo' se nao me engano eh marca. De qualquer forma, os meninos adoram noodles e leva menos de cinco minutos pra fazer. Que invencao fantastica. Pelo menos nao me deixa com a consciencia tao pesada como quando eu dou batatinha frita pra eles.

Ontem a Ju nao foi trabalhar. Resolveu ficar em casa pra curtir sua tristesa e relembrar a vo querida. Ligou para uma prima que esta aqui e resolveu entao que gostaria de visita-la - acho que neste momento encontraria conforto em estar com alguem da familia. Combinamos entao para as cinco e meia da tarde e ja que iriamos pra Londres, aproveitamos tambem para ver a Marcia que mora pertinho de onde a prima da Ju, Gisela, mora.
Eu estava com um pouco de dor de cabeca e assim a Ju dirigiu. Fomos pela M25 que e um circulo em volta de Londres, da uma volta enorme mas pelo menos nao tem semaforo. Nao pegamos transito nenhum, mas mesmo assim nos levou duas horas pra chegar la. Ficamos com a Marcia duas horas e dois cafes, os meninos brincaram bastante com a Michelle e a Anabel. Dali fomos pra casa da Gisele. Fomos na verdade pra casa de uma outra pessoa pois a Ju errou o numero e ficamos la em uma porta tocando a campainha e ouvindo cachorro latir sem que ninguem atendesse. Dai a Ju telefonou e descobriu o numero certo.
O apartamento da Gisela era muito lindoe aconchegante. O teto altissimo daquele tipo de casa que ja nao se faz mais. A cozinha era rosa, com a mesa de trabalho dela de um lado e a pia, armarios e fogao do outro. As janelas tambem eram enormes. Ela havia tido a gentilesa de preparar a mesa pro cafe - moido na hora - pra nos.
Os meninos entram como uma manada de bufalos, so que em vez de pasto, os meus bichos estao procurando brinquedos e vao pegando tudo o que veem pela frente, tudo que eh pequeno, parece brinquedo e que esta ao alcance deles. Gisela mostrou-se bastante composta diante daquela destruicao. Admirei principalmente a calma dela quando - por descuido meu - o Adriano se apossou de um carvao que estava em um balde ao lado da lareira e passou em uma almofada branca dela. E assim foi a tarde... procurei me concentrar mais com os meninos e deixar a Ju e a Gisela conversar, se bem que estava bastante interessado no trabalho da Gisela que parece ser super interessante. Num pouco de conversa que tivemos, soube que ela dirigiu um filme, que infelizmente nao conseguimos ver. Ela estava tambem escrevendo um artigo para uma revista. Ah, tanta coisa, vou ter que falar pra Ju que a gente tem que voltar la. Melhor dar um tempo pra ela se recuperar....

Na volta fizemos o mesmo trajeto com quaze o mesmo resultado. Chegamos em casa as nove e meia da noite exaustos.

No comments: