Search This Blog

Friday, February 18, 2011

O largo da batata e a lingua portuguesa

Minha aula ontem a tarde era na rua Cunha Gago, la pelos fins da Faria Lima.
 De repente me encontrei ali, ao lado do Largo da Batata. Um nome que sempre me intrigou ( como eh que um lugar pode se chamar Largo da Batata?).  E ate ontem eu ainda achava que o nome era Largo do Batata, e curioso pensava quem seria este tal de batata, qual seu verdadeiro nome, e que proeza haveria ele realizado para se tornar um Largo? Nao uma rua como o Gago, mas um Largo!
Lembrar depois de pesquisar o nome na internet; alguem deve saber.

Bom, quase nao peguei  chuva, mas me distrai um pouquinho e foi ela que me pegou. Quebrei todas as possiveis regras de transito descendo pela Reboucas -  eu e mais todos os motoqueiros; clandestinidade em bando eh outra coisa - subi calcadas, passei farol vermelho, e xinguei muito, fiz tudo aquilo que abomino num dia normal. Mas ontem, parecia que ia acabar o mundo. As nuvens eram escuras demais, parecia grandes discos voadores como no filme Independence day. Os raios eram tenebrosos e assustadores. No meu medo, eu acabei passando pela Faria Lima, onde deveria entrar, e desci direto, so me dando conta do erro quando vi a ponte Euzebio Matoso. Por sorte havia uma rua ainda onde entrar, pequena e nem sei o nome. Mas ali a chuva me pegou, parei a moto num canto qualquer e corri para procurar abrigo e encontrei um pequeno mercadinho que em pouco tempo ficou lotado com os refugiados da chuva. Em questao de minutos, um verdadeiro rio ja havia se formado e descia pela rua carregando todo o tipo de lixo. Os raios estalavam e os trovoes faziam tremer as prateleiras. Fiquei ali, assitindo a chuva e torcendo para ela terminar em tempo de eu ir para a minha aula.
A chuva enfraqueceu, intensificou, e quando enfraqueceu novamente eu puz minha roupa de chuva rasgada e fui embora. Cheguei em tempo, me lembro consultando meu relogio ja no elevador do predio e era 2:28.
Acontece que a aula era em uma editora e a aluna uma das diretoras. Super tranquila e simpatica, as 2:15 horas de aula passaram sem eu perceber, falando sobre livros, revistas, musica e tudo mais. Trouxe comigo varias revistas, inclusive varios exemplares de "Lingua Portuguesa" que eh uma das revistas que eles publicam.

Quando voltei para casa ja nao chovia mais e a noite estava relativamente fresca.

No comments: