Search This Blog

Friday, June 10, 2005

Sheerwater

Sheerwater e o nome do nosso bairro em Woking.
Acredito ja ter mencionado em outros blogs que gosto muito daqui. A regiao onde moramos tem muito verde e eh bastante afluente, totalmente diferente de Catford onde moravamos antes. A populacao parece ser na sua maioria ingleses, brancos e da faixa economica media pra cima. Sheerwater e a excessao. Nosso bairro ja e mais bem misturado, contendo bastante asiaticos, a sua maioria do Paquistao (sei por que todas as vezes que viajava os motoristas dos taxis que vinham me buscar eram paquistaneses que moravam no bairro e que me disseram que constituem uma grande comunidade por aqui, aparte isto o nosso vizinho dos fundos e da Filipina, o do lado do Paquistao e o da frente e Italiano. Sheerwater e um 'estate' ou bairro popular, ou conjunto habitacional - ja nao sei mais qual e o nome no Brasil para estes tipos de habitacao que sao providenciados pelo governo. So que eh um estate muito lindo, pelo menos e o que eu acho e por esta razao compramos uma casa aqui. Acredito que nao existam mais casas pertencentes ao governo e que todas devem ter passado ja ha tempo to proprietarios privados ( pelo numero de placas de vende-se e aluga-se que tem por aqui). As casas sao todas de tijolos a vista, as ruas sao limpas e o bairro na minha opiniao e tranquilo.

Ate agora estou feliz e nem um pouco arrempendido de ter abandonado o sul de Londres (se bem que o sul de Londres e bem mixto, com areas 'problemas' e outras ate bastante calmas e boas de se viver - nos mesmos nunca tivemos problemas).
A unica coisa que me incomodava no inicio eram moleques que insistiam em cruzar pelo nosso quintal, quando no fim da tarde eles correm pela quadra brincando de pegar um o outro. Sao moleques pequenos- na faixa dos dez, imagino - e ate bem comportados, toda a vez que eu pegava um no meu quintal dava-lhe um bronca de dar medo e eles ficavam todos timidinhos e pediam desculpas. Acontece que o nosso quintal da frente tem uma cerca viva e do lado da nossa porta de entrada um muro baixo por onde eles pulavam. Um belo dia eu ouvi uns gritos e um dos meninos havia tropecado no muro e caido, quebrando o braco, veio pais, ambulancia, a maior comocao. Eu senti pena do menino, mas achei que com aquele acidente a coisa de correr pelo meu quintal parasse. Que nada. Acabei comprando uma grade de arame e com uns paus construi uma barreira para impedir que os meninos cruzassem por ali. Parece que funcionou, sem contar que depois que eu peguei a maioria deles pelo colarinho cruzando o meu quintal eles ficaram meio assustados.

Nossa casa e de esquina. Na frente so tem uma calcada pequena e ja eh a rua. Do lado porem tem um gramado de mais ou menos uns tres metros de largura que acompanha toda a extensao do nosso terreno, aumentando de extensao em direcao ao fundo do quintal, este gramado e que esta na verdade na 'frente' da nossa porta, ja que a porta e do lado da casa e nao na frente. Assim temos a cerca-viva que nos separa do gramado. De um tempo para ca uma molecada, a turminha que cruzava o meu quintal e mais outros maiores, comecaram a se juntar nos fins de tarde neste gramado, brincado de lutar, de bicicleta ou simplismente conversando e gritando. Nao sei por que logo na frente da nossa casa. Ha uma quadra da nossa casa, tem uma area enorme de campo e verde que vai ate o canal, onde eu ia de bicicleta pro trabalho. Nesta area tem um campo de futebol, uma quatra de basquete e logo do lado o parquinho onde sempre levo os meninos. E um misterio para mim por que estes meninos escolhem ficar do lado da rua em um gramado estreito e nao ir neste parque e desfrutar daquela area enorme. Alguem pode ate achar que e vinganca ou coisa de menino para me atazanar ja que eu dei bronca neles. Mas nao e nao.

De uns tempos para ca a bagunca tem aumentado e o numero de meninos tambem - incluindo agora algumas meninas. Percebi que a concentracao de meninos estava atraindo mais meninos, ate que ontem eu contei uns vinte. Hoje de manha o gramado estava cheio de lixo, a grama feia e seca. O pior e que a bagunca e a gritaria vai ate umas dez da noite. Ontem nao tinha lugar na casa que eu fosse onde eu nao ouvisse os gritos da molecada. Nem sei como so meninos - felizmente - conseguem ainda dormir.

Dai eu tinha um outro probleminha: desde que eu comecei a arrumar o meu jardim tem um gato - ou sera mais de um? - que vem fazer as suas necessidades no meu jardim. Imagine que folgado!. Todos os dias eu acho aquele montinho revirado no meu jardim.

Resultado: resolvi usar um problema pra resolver o outro. Pequei um saquinho de supermercado e uma pazinha e sai desenterrando bosta de gato (achei uns cinco montinhos). No fundo do quintal eu usei a pazinha e cortei os pedacos maiores em pequenos montinhos, um pouco maiores que uma azeitona. Dai fui perto da cerca e joguei todas aquelas 'azeitonas' no gramado em frente de casa. Nunca quiz ser assim tao mau. Simplismente gostaria que eles percebecem que o gramado ali nao cheirava bem e fossem fazer bagunca em outro canto e me deixassem em paz. Ontem eles deitaram e rolaram nas merdinhas que joguei la. Se perceberam eu nao sei, acho dificil que nao. Havia decidido que esta seria a minha estrategia; se eu persistisse - contanto que o gato nao me deixasse na mao com o fornecimento de mateira prima - uma hora a fixinha iria cair com estes meninos: " como e que alguem sempre se suja quando a jente vem aqui?" ou " quem e que nao tomou banho este mes?".

Hoje de manha, voltando da escolinha a vizinha dos fundos veio conversar comigo, se lamentando tambem da bagunca causada pelos meninos ( o gramado do lado da minha casa termina na frente da casa dela, o que nao impedem os meninos de irem fazer bagunca la tambem). Eu disse a ela que nao sabia o que fazer para resolver este problema. Ela sugeriu que eu fosse a prefeitura - na verdade nos temos um escritorio que representa a prefeitura aqui mesmo no nosso bairro e a menos de uma quadra de onde moro. Resolvi ir la perguntar, ja que nao queria ser flagrado um dia jogando coco na grama e alguem achar a historia interessante e eu acabar em um jornal de bairro por aqui.

La neste escritorio eu expliquei a situacao e me disseram que alguem entraria em contato comigo por telefone. recebi este telefonema hoje a tarde de uma mulher que disse saber exatamente do que eu estou falando e que sabe quem sao as criancas. Para eu nao me preocupar que eles patrulham a area e que estariam alerta com este grupo e se vissem a criancas aqui que as mandariam dissipar, ja que tambem haviam reclamacoes de outros moradores contra o barulho.

Nao sei o que vai dar. Hoje a noite alguns meninos apareceram, ficaram por ali e se foram. Vieram outros e se foram tambem. Nao sei se apareceu alguem ou se e sexta-feira e eles tem outras coisas melhores pra fazer. Vamos ver. Fui informado que alguem do escritoria aparecera aqui na Segunda para falar comigo. Mas pelo menos fiquei mais tranquilo que a situacao esta sendo investigada e que meu pedido esta sendo respondido.

Hoje no jornal tinha a estoria de um pai que foi para na justica, sendo processado por ameacar teenagers que faziam tambem bagunca no seu bairro. Melhor nao deixar coisas chegarem a este extremo.

Falando em teenagers, amanha temos a visita de Deinifer e da Deiliane, que vem pra passar o fim de semana aqui conosco.

No comments: