Search This Blog

Wednesday, June 01, 2005

Um dia na vida



Meus filhos dormem. Sao 10:45 da manha.

Ja fomos pro parquinho e brincamos. Adriano comecou a ficar irritado, o que e sinal de sono e Luca estava estranhamente manso, o que quero dizer e, concordando comigo.

O tempo esta mudando e mais pra tarde e prevista chuva na Inglaterra inteira. Mas nao da pra reclamar, tivemos sol por dois dias seguidos!

De volta a casa, fui colocar o Adriano pra dormir. Nao tem erro, nao importa o quanto cansado estes bichos estejam, eh sempre uma briga pra dormir e so se entregam no cansaco. Nisto o Luca veio e pediu para dormir com o Adriano, ele geralmente so dorme a tarde pois neste horario geralmente esta na escolinha, mas como esta semana eh half-term ou meio periodo, ou ferias in suma, ele esta em casa. Nao deu trabalho nenhum e de la de cima posso ouvir o maior ronco. Ja para dormir o Adriano eh bem mais tranquilo que o Luca. Me lembro de que quando o Luca tinha a mesma idade eu passava horas tentando fazer ele dormir e quando ele comecava a pegar no sono eu ainda tinha que ficar no quarto por um bom tempo pois qualquer estalinho do chao de madeira ou das minhas juntas anos sessenta ele acordava. Agora ele geralmente dorme a noite toda e eh uma beleza.

Bom, sei o que meu tempo aqui e limitado e ja-ja vou ser interrompido, portanto nada de tentar fazer algo muito util e continuar escrevendo aqui pra Paginilda Branca.

Me esqueci que o pessoal que visita estas paginas nao pode deixar comentarios, a nao ser que cadastrem com a googles tambem, ou criem um blog. Mandei um email pra todos os enderecos no livro, amigos e parentes. Sei que nao sou o primeiro a encontrar estas paginas de blog, mas como achei a ideia interessante resolvi passa-la pra frente. A Deini e o Walter ja tem a sua pagina e eh gostoso visitar, ler o que escrevem e poder comentar. Pena que os meus pais nao tenham um computador em casa, assim poderiam ver fotos novas dos netinhos todos os dias ( se eu for eficiente, eh claro).

Nao quero criar problemas na minha cabeca com relacao a quem estou escrevendoou pra que. Escrevo e basta. Uma pagina branca dando bobeira na minha frente bem que merece levar umas tecladas na cara, e eh isto o que acontece. Eh o meu adulto substituto. Ja que nao quero bombardear a Ju toda vez que ela chega em casa com estatisticas de fraudas (fraudulentas?) e ficar falando da minha rotina. O tempo que temos junto e pouco e melhor que seja de qualidade e tambem os bichinhos estao loucos de saudades dela, horario do papai e so depois das nove e olha la...

Mas estamos bem. No dia oito de junho fara dois meses que estamos nestes novos rolos, ou papeis (ou rolos de papeis). Interessante foi que descobri com isto quando se ultrapassa o "periodo de normalidade" ou seja, a partir de que momento a percepcao das outras pessoas (comunidade, ja que nao temos parentes aqui) passa a perceber que alguma coisa mudou com relacao a voce e quer saber porque. Este periodo eh uma semana. Quero dizer, na minha primeira semana em casa poderia se pensar que eu estava de ferias, se bem que se estranhasse a ausencia da minha esposa durante o dia. Ja no inicio da segunda semana a vizinha do lado nao se aguentou e teve que perguntar onde estava a minha esposa, e rindo, querendo tambem saber o que e que eu estava fazendo em casa. Na mesma segunda-feira, quando levei a Luca pra escolinha, devo ter ativado o mesmo mecanismo na cabeca da professora ou diretora da escola, que quiz saber exatamente a mesma coisa.
Expliquei casualmente o nosso experimento, sabendo que atraz dos sorrisos de 'tudo bem' e ' Ah!' o povo tava eh me achando meio doidinho. Afinal, que homem e que troca de lugar com a mulher e fica em casa com dois meninos? Eu, eh logico. Melhor tarde do que antes. Eh um privilegio que estou tendo.

Foi tambem interessante perceber que mesmo de uma forma assim timida, nos participamos de uma comunidade e fomos 'percebidos' . A impressao que se tem normalmente e que ninguem esta nem ai com ninguem e que a distancia persevera no relacionamento entre as pessoas, nao so a nivel de bairro, mas de pais tambem. O relacionamento com os nossos vizinhos mesmo, eh cordial, mas fica so nisto, no 'bom dia e tudo bem" e ate eu nao vejo mais como progredir nestes tipos de relacionamento. Gosto de meus vizinhos, mas parece ter um abismo cultural alem da nossa serquinha de madeira. Eles nao sao ingleses, mas mesmo que fossem, tenho certeza que seria a mesma coisa.

Ja na escolinha, o meu relacionamento com as ' outras maes' eh a mesma coisa. Parece um encontro de meteorologistas, pois a unica coisa que a gente fala e das nuvens e do vento. Tem uma mae e outra que parece comecar a me aceitar, uma chegou ate a perguntar de onde eu era. Mas veja bem, eu nao estou criticando ninguem por conduzir este tipo de relacionamento distante. Sou ( se nao era antes, fiquei) assim tambem e construo muros enormes as vezes, dependendo da situacao ou do grupo. Ao mesmo tempo que gosto da informalidade nos relacionamentos, aprecio o respeito com o silencio ou reserva dos outros.

Luca acordou.

No comments: